Mas deve se manter atento ao deixar seu imóvel sozinho nesse período, pois ficar longe de casa pode ser um atrativo para os assaltantes.
Quem mora em condomínios, casas ou apartamentos devem considerar diferentes fatores para manter seu lar protegido antes de sair para as curtir as férias.
Avise o síndico e os porteiros de que ficará fora durante um certo período. Faça uma lista de pessoas que iram passar na residência caso for preciso, assim eles terão o controle de quem entra e sai, evitando a entrada de visitantes não cadastrados na sua ausência.
Aproveite para cadastrar os veículos que ficaram na garagem caso haja alguma movimentação suspeita durante a sua ausência, assim o condomínio poderá tomar as medidas cabíveis.
É recomendável que os moradores nesse período de férias, suspendam as encomendas, e deixe ciente os porteiros e o síndico que não receberá nenhuma encomenda nesse período.
Mas caso esteja aguardando alguma entrega no período que estará ausente, alerte os porteiros.
Quanto mais segurança melhor, portanto veja se o sistema de câmeras do seu condomínio está em funcionamento correto.
Veja se é possível ter o monitoramento de imagem a distância, por um aplicativo ou pelo site. O monitoramento de imagens é uma excelente ferramenta para que, além da empresa de segurança, os proprietários também possam monitorar eventualmente seus imóveis.
Moradores também fazem parte da segurança, por isso evite deixar a chave em “esconderijos secretos”, com zeladores ou vizinhos quando estiver fora, procure sempre deixar com algum parente ou alguém de muita confiança, evite também divulgar sua rotina antes da viagem.
Apesar de ser um período de descanso, as férias sejam no inverno ou verão pedem por atenção especial com a segurança dos condomínios, pois não importa se a ausência será curta ou prolongada, alguns cuidados são essenciais para que o retorno seja tão agradável quanto o período de férias.