O síndico é responsável civil pelo condomínio, e isso deve ser claro durante todo o mandato do gestor. Pois, dentro de um condômino é propício à acontecer diversas ocorrências inclusive acidentes, o síndico deve sempre estar à frente do que acontece nas áreas comuns, devido às responsabilidades do seu cargo.
Um ponto que se deve ressaltar é o cuidado com as manutenções preventivas, assim como o cumprimento das normas técnicas que regem as áreas comuns do condomínio.
Pontuamos no texto algumas ocorrências vistas com mais frequência na realidade condominial brasileira, bem como algumas práticas que podem preveni-las. Confira!
Acidentes em áreas de lazer:
As áreas de lazer são locais em que há muitos acidentes no condomínio. Existem algumas regras básicas sobre responsabilidade por esses incidentes:
Playground, piscina e academia de ginástica, deve seguir todas as normas técnicas que envolvem manutenção preventiva, os moradores devem, da mesma forma, obedecer às regras de uso do espaço.
Piso molhado pelo condomínio:
É importante que qualquer piso molhado esteja claramente comunicado, por tanto, é fundamental que os funcionários estejam a par desse tipo de protocolo e que haja placas adequadas para esse tipo de situação.
Funcionário acidentado:
Um colaborador que se acidenta trabalhando é um risco que eventualmente pode ocorrer. Mas há formas de diminuir fazendo o uso correto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Além dos EPIs, há uma série de regras e leis que devem ser respeitadas para evitar acidentes no condomínio, como PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Em casos de acidentes graves que possa ter o afastamento do funcionário, o síndico deve cadastrá-lo no CAT (Cadastro de Acidentes de Trabalho) e seguir o processo. O funcionário receberá o auxílio-acidente e retornará ao trabalho após perícia no INSS.
Acidentes no condomínio envolvendo carro
Os acidentes que envolvem os veículos dos moradores são muitos comuns nos condôminos por diversos motivos:
Portão fecha em cima de carro:
A manutenção do equipamento deve estar em dia. Dessa forma, caso o portão se feche em cima de um carro, o seguro do portão arca com os custos do conserto do carro e do próprio portão.
Se o porteiro, sem querer, fecha o portão em cima do carro de um morador, e se houver seguro, a apólice geralmente também cobre o reparo.
Furto na garagem:
Se não houver um sistema muito forte de segurança no local, fica muito difícil comprovar um furto dentro do veículo ou do próprio veículo. Se comprovado, o autor do furto deve ser responsável, e o condomínio corresponsável, caso tenha garagista. Por isso é muito importante o sistema de segurança neste local.
Reformas próximos dos carros:
Uma pequena reforma na garagem ou na fachada pode fazer com que respingos de tinta ou pedriscos caiam nos carros, danificando-os. Neste caso, o condomínio será responsabilizado, e o prestador de serviços será acionado.
Evitar acidentes no condomínio é um dever geral. Apesar de o síndico ser responsável por muitas medidas de segurança e prevenção, os moradores e usuários das áreas comuns também devem ter essa mesma preocupação.
Agora que você já sabe algumas práticas e cuidados para evitar acidentes em seu condomínio, repasse para os moradores, e se você for algum condômino repasse para o seu síndico. É importante promover campanhas de prevenção a acidentes e conscientização para todos.