Não se engane em deixar tudo para depois. Quanto antes o levantamento do orçamento para o próximo ano começar, mais fácil e melhor será a sua previsão. Isso interfere diretamente na vida dos moradores, então fazê-lo de qualquer jeito pode causar sérios descontentamentos.
A previsão orçamentária pode parecer um bicho de sete cabeças, principalmente no final do ano, mas basta seguir alguns passos que vamos te mostrar nessa postagem!
A primeira coisa que devemos fazer é separar a seção operacional da seção de reserva. Isso quer dizer que precisamos olhar para essas duas partes de formas diferentes.
Para a operacional, devemos analisar os contratos fixos em que você tem uma obrigação legal, depois projetos especiais e por fim outras despesas menores, como luz, água, etc. Isso deve dar uma boa noção de quais vão ser seus custos planejados durante o ano, mas não vamos parar por ai!
Tão importante quanto a parte operacional, a reserva tem um papel de nos salvar em situações de emergência. Administrar um condomínio sem nenhum tipo de planejamento nesta parte pode causar problemas desastrosos ao condomínio.
Precisamos da reserva porque não há como prever situações como quebra de elevadores, vazamentos, infiltrações e até mesmo assaltos e furtos.
E temos algumas coisas que devemos avaliar para decidir o valor ideal que essa reserva necessita ter, como: quando é necessário fazer manutenções no condomínio; capacidade de obter financiamento; e o impacto financeiro sobre os proprietários.
Dessa forma, minimizamos o impacto que o condomínios e os condôminos vão sofrer durante essas situações emergenciais.
Caso você seja síndico novo de um condomínio que possui dívidas, o melhor a se fazer é conduzir uma revisão completa da situação. Dessa forma é possível avaliar o melhor caminho a se tomar.
É importante também adquirir ajuda de uma administradora de condomínios, onde geralmente se oferece serviços de assistência financeira e jurídica. Ter uma pessoa com muita experiência nesse tipo de situação pode fazer a diferença.
Com toda essa avaliação feita, vamos te passar agora um passo a passo para que sua previsão orçamentária seja a mais precisa possível.
Não se esqueça de informar qualquer mudança em assembleia para os condôminos, como reajuste no valor do condomínio. Uma boa comunicação deve ser feita para evitar futuros transtornos.
Seguindo as dicas que passamos aqui, você vai ter sucesso em fazer a sua previsão orçamentária !